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Segunda, 03 Novembro 2014 00:00

O que você deve saber sobre o Omega-3

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Trata-se de um tipo de gordura importante para a saúde do coração, para o equilíbrio do colesterol e até mesmo para uma pele mais bonita.

Essa é uma das substâncias mais importantes para a saúde

Com tantos recursos naturais que surgem a cada momento, alguns itens fundamentais na dieta deixam de ser frequentemente mencionados, como é o caso do ômega-3.

Trata-se de um tipo de gordura importante para a saúde do coração, para o equilíbrio do colesterol e até mesmo para uma pele mais bonita.

O ômega-3 é um tipo importante de antioxidante, ou seja, age prevenindo a formação de radicais livres no organismo, protege as células e previne o surgimento de doenças e o envelhecimento da pele.

É um tipo de gordura que age aumentando os níveis de HDL (bom colesterol) no sangue e diminuindo os níveis de LDL (mau colesterol), desta forma, age prevenindo o entupimento de veias e artérias e males como aterosclerose e até mesmo o infarto, doenças como diabetes e problemas nas articulações também podem ser prevenidos e tratados.

Outra ação importante do antioxidante é sobre o metabolismo, que se torna mais ágil para a queima de gorduras. O consumo regular de ômega-3 aliado a uma dieta equilibrada e à prática de exercícios físicos confere excelentes resultados no que se refere ao emagrecimento.

Em quais alimentos o ômega-3 pode ser encontrado?

Peixes como o salmão, bacalhau, sardinha e atum são excelentes fontes da substância, mas é importante frisar que a maneira de preparo desses alimentos também faz toda a diferença, evite frituras, prefira o consumo desses peixes assados e sem excesso de sal, ervas finas podem ser utilizadas à vontade.

As sementes oleaginosas também são excelentes fontes de ômega-3 (castanha-do-pará, castanha de caju, pistache, amêndoas, nozes, entre outras).

O azeite extravirgem é importante fonte da substância, mas muitas pessoas cometem erros na utilização, deve ser evitado o aquecimento do azeite, deve ser usado especificamente na temperatura ambiente, sobre saladas, sobre os pratos já preparados.

Verduras de folhas verde-escuras também são importantes fontes de ômega-3 e devem ser exploradas na alimentação.

Uma fruta que merece a atenção pela riqueza na substância é o abacate, e não apenas no ômega-3, mas nos ômegas 6 e 9. O único problema é que se trata de uma fruta altamente calórica, por isso deve ser consumida em pequenas porções em uma alimentação equilibrada, pois pode desencadear no ganho de sobrepeso.

Há ainda a versão em cápsulas da substância, é importante que haja a orientação de um especialista sobre essa utilização.

Lembre-se de que a melhor maneira de prevenir doenças é se alimentando adequadamente, essa substância é fundamental e deve fazer parte da dieta diária, pelo menos alguns desses alimentos citados podem ser consumidos ao longo da semana.

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